Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Porto Cobrinco
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
CONSTRUÇÃO NOTA 10!
Causa alegria elogiar obras bem feitas como essa!
Ponte sobre o córrego Pinhalzinho, entre o Jardim Petrópolis e o Parque San Remo, ficou ótima!
Publicado em 13/11/2017 às 17:48 Ítalo
Causa alegria elogiar obras bem feitas como essa!

Em Umuarama virou tradição e piada fazer pontes que caem com a primeira chuva forte... Já vimos isso acontecer antes muitas e muitas vezes. Foram ‘obras’ feitas às pressas, resumindo-se apenas à travessia dos córregos em bairros. Esqueceram de que havia outros detalhes a considerar, como construir os bueiros para impedir que as enxurradas destruíssem as pontes, afinal, Umuarama está plantada num território dominado pelo frágil arenito caiuá – que não aguenta o desaforo do mau humor das tempestades... Ao sentir qualquer chuvisco ele derrete como açúcar e, tudo que foi construído sobre ele, se não for bem edificado, inevitavelmente bate ‘na chon’!

O Portal Coluna ITALO vem observando que a atual administração está corrigindo esse erro antigo e executando obras com maior cuidado, não pensando apenas no presente, mas para que elas durem por prazos longos. Afinal, elas custam dinheiro dos contribuintes – e põe dinheiro nisso! – e, se mal feitas, depois de ruírem causam transtornos e protesto da população.

Para mostrar que essa situação mudou, escolhemos a construção da ponte sobre o córrego Pinhalzinho, entre o Jardim Petrópolis e o Parque San Remo, onde na semana passada foi feita a construção das bocas de lobo e calçadas – obras que restavam para a conclusão definitiva da travessia, além da sinalização, pela Diretoria de Trânsito de Umuarama (Umutrans).

Operários fizeram quatro bocas de lobo e uma caixa de ligação da tubulação, que vão captar e direcionar a água das chuvas para as alas da ponte, eliminando os riscos de erosão. Detalhe: foi um serviço muito bem feito, como mostram as imagens. Em seguida fizeram as calçadas em concreto usinado dos dois lados da travessia, com dois metros de largura.

Todo trabalho feito com seriedade e profissionalismo merece aplausos. Não é só cobrar e criticar as falhas, quando existem, mas reconhecer também quando a Prefeitura de Umuarama atende a comunidade! É isso! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

www.colunaitalo.com.br

Comentários
Veja também