Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - Pilates mobile topo
Anúncio - BANNER MOBILE NIVER 62 ANOS
Anúncio - TOP LIFE RODAPE
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - MOMENTO SUPERA
ESTÚDIO DA LONGEVIDADE
A Arquitetura a serviço da proteção da Terceira Idade
O espaço pensado para o idoso morar em segurança e feliz da vida
Publicado em 08/07/2018 às 08:00 Ítalo
A Arquitetura a serviço da proteção da Terceira Idade

O Brasil não está preparado para o envelhecimento. Segundo dados do Ministério da Saúde, 70% dos acidentes envolvendo pessoas acima de 60 anos acontecem dentro de suas próprias casas. Sem dúvidas, as estatísticas nos levam a acreditar que as moradias não estejam preparadas para abrigarem e garantirem conforto aos idosos. 

Agora, vamos além. Imagine não se sentir pertencente em sua própria cidade. Ou em lugar algum. Estar deslocado, com desconforto. Se sentir incompreendido.

Essa até pode não ser a sua realidade, mas é a de milhares de pessoas. Não temos a cultura da longevidade. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a idade não é um impeditivo para uma vida socialmente ativa. O que vivemos hoje é somente o despertar das pessoas e empresas para essa mudança. Mas não é o bastante apenas entender esse cenário, precisamos colocar em prática. Agora falando como arquiteta chego à conclusão que projetar para o idoso é muito mais que seguir normas. É mudar vidas. Uma arquitetura pensada para eles, pode reduzir até 40% de acidentes domésticos. Espaços inclusivos são aqueles que entendem as limitações naturais desta fase e transformam suas peculiaridades em detalhes que fazem a diferença. São ambientes que respeitam o ser humano, de forma que todos possam aproveitar ao máximo as experiências de forma positiva. Seja através de projetos de arquitetura, seja através de experiências que entendam a urgência destas adaptações. Essa nova mentalidade faz parte de um compromisso inegociável, pois cedo ou tarde nós todos envelheceremos e de alguma forma essa transformação da sociedade nos beneficiará, seja no momento da nossa velhice ou na velhice dos nossos!  

Casa Cor São Paulo 2018

Muito além das Prateleiras automáticas, móveis com altura especial, automação, alarmes e recursos digitais que facilitam a vida de idosos e que foram os artifícios utilizados pela arquiteta Flávia Ranieri em seu espaço de CASACOR SÃO PAULO 2018 no seu Estúdio da Longevidade. Nele o visitante é convidado a vestir uma roupa que simula as limitações da velhice e experimentar todo o ambiente. O espaço todo é pensado para terceira idade, mas deixaria qualquer pessoa de qualquer idade feliz da vida em morar nele. Ao conhecer o estúdio, o visitante percebe que o ideal é construir uma casa que envelheça ao lado do morador e não precise de adaptações posteriores.

Por Daniele Bonjorno Arquiteta

Acesse http://www.j2darquitetura.com.br/

https://www.instagram.com/danielebonjornoarquiteta/

Projetos e muitas outras referências de arquitetura e decoração. ☎️ (44)36227803 (41)984321108

Comentários
Veja também