Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - BANNER MOBILE NIVER 62 ANOS
Anúncio - Pilates mobile topo
Anúncio - MOMENTO SUPERA
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
Anúncio - TOP LIFE RODAPE
DECORAÇÃO
Regras da moda para usar no décor da sua casa
São dicas geniais de iluminação, cores, texturas, conforto e muito mais!
Publicado em 02/05/2018 às 08:28 Ítalo
Regras da moda para usar no décor da sua casa

Misturar itens casuais espaços formais, investir em peças de qualidade e priorizar o conforto são algumas das ideias para incorporar na decoração. Alguns desses ensinamentos também podem funcionar muito bem na hora de decorar a casa. Ao longo dos anos, a moda já nos ensinou algumas regrinhas que funcionam muito bem na hora de montar um look. Incorpore algumas destas dicas no seu décor:

Camadas É um dos grandes truques da moda. Assim, você pode usar a mesma base de look em várias ocasiões e variar um casaco ou acessório para ter diferentes opções o ano todo. O mesmo pode ser feito no décor de casa. É preciso escolher uma base para o ambiente, que pode ser a cor das paredes. Depois, adicione texturas, cores e estampas nos acessórios. Brinque com plantas, tricô, crochê e outros tecidos, listras, bolinhas, animal print, dourado… E você pode atualizar sempre que achar necessário.

Camadas são a decoração propriamente dita, os objetos e acessórios decorativos sobrepostos aos móveis e superfícies como teto, piso e paredes.

3 maneiras para criar camadas de decoração: cores, texturas e iluminação

Cores Elas tem personalidade. Acima de tudo, têm o poder de acalmar, energizar e inspirar. Uma decoração bem-sucedida sempre se apoia em um esquema de cores bem definido e consistente. Isto não significa que o ambiente precisa ser colorido. Você pode criar uma decoração aconchegante usando apenas 1 cor ou somente cores neutras.

Iluminação Casas e apartamentos que nunca passaram por reformas geralmente contam com um único ponto de luz central no teto de cada ambiente. Esta luz chapada, vinda de cima, não contribui em nada para a criação de uma atmosfera acolhedora. Espalhe luminárias de piso, de mesa e paredes pelo ambiente, ao lado de sofás e poltronas e sobre aparadores e mesas de apoio. Quando você usa várias fontes de luz, seu espaço ganha profundidade e nuances, deixando tudo mais aconchegante.

Texturas É o aspecto de uma superfície, a sensação tátil e visual de um material. Roupas de seda, ou o famoso veludo molhado trazem uma sensação acolhedora para as roupas. Essa mesma sensação vale para o décor de casa. Camadas de tecidos e texturas variadas como o próprio veludo, o couro ou fibras naturais, por exemplo, dão o efeito. Os papéis de parede, tapetes e outros acessórios não devem ficar de fora das texturas variadas.

Em decoração o uso das texturas é fundamental para criar interesse e variedade. A possibilidade de combinação de texturas é infinita mas separei alguns exemplos para inspirar.

Papel de parede/Tijolinho 

Madeira/Fibras naturais

Cerâmica/Metal

Tramas manuais/Rendas

Misture peças casuais e formais Se você gosta de combinar botas mais grosseiras com um vestido floral ou um tênis com uma roupa mais social, também vai saber fazer essas misturas no décor. Experimente combinar cadeiras modernas em uma sala de jantar formal. E por que não pendurar um lustre de cristal no banheiro? Estas adições inesperadas oferecem um elemento surpresa na decoração. O estilo high low nada mais é do que uma combinação do high: móveis e peças de presença, de design assinado ou com algum valor notável com o low: itens mais comuns e mais acessíveis, que isoladamente não mostram todo seu potencial.

Conforto e funcionalidade Assim como você não deve comprar um par de sapatos lindos mas que destroem o seu pé, você não deve comprar uma poltrona ou um sofá maravilhoso mas que é totalmente desconfortável ao sentar. Não faça da sua casa um museu, acumulando coisas desnecessárias. Pense sempre no conforto e na funcionalidade das peças.

Peças de qualidade Tanto na moda como na decoração, há peças em que você deve investir e peças em que você pode economizar. Acessórios podem ser mais baratos, já que são trocados com mais frequência, podem estragar ou quebrar com mais facilidade. Já as peças de mobiliário maiores como sofás, mesas, camas, ou eletrônicos, que duram mais, devem receber maior investimento.

Um toque de glamour Uma bolsa, um sapato, uma jóia ou um batom de uma cor sofisticada deixam qualquer look mais elegante. Na sua casa funciona igual, se quiser um efeito glamouroso, invista em peças metálicas, douradas, prateadas e com um leve brilho. Elas vão dar este tom mais sofisticado ao décor.

Por Daniele Bonjorno Arquiteta

Acesse http://www.j2darquitetura.com.br/

https://www.instagram.com/danielebonjornoarquiteta/

Projetos e muitas outras referências de arquitetura e decoração. ☎️ (44)36227803 (41)984321108

Comentários
Veja também