Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - FECOUM
Anúncio - banner mobile
Anúncio - PIZZA
Anúncio - Campanha transito mobile
Anúncio - campanha nova mobile
Anúncio - mobile rodape
Anúncio - banner rodape
CASA SAUDÁVEL
Como sua casa pode melhorar a sua saúde
Hábitos simples que melhoram a resistência contra doenças
Publicado em 30/04/2019 às 09:45 Ítalo
Como sua casa pode melhorar a sua saúde

A vida artificial das cidades, a tecnologia e a distância dos ambientes naturais provocam estresse, depressão e ansiedade. É também nessa corrida vida urbana que hábitos básicos como comer e dormir são pautados pelos compromissos sociais, afetando a liberdade de escolha e a saúde como um todo.

O melhor a fazer nesses casos é aproveitar o (pouco) tempo livre dentro de casa para habituar a mente ao descanso e o corpo aos hábitos saudáveis.

Algumas pequenas atitudes de cuidados domésticos podem melhorar a saúde de toda a família. Confira alguns deles:

Ar puro

Sempre que possível, mantenha as janelas abertas. Diversas toxinas que liberamos no ar ao respirar ou usar produtos de limpeza são dissolvidas e mandadas para bem longe quando as janelas se abrem e o ar é naturalmente renovado.

Manter a janela aberta garante ar sempre puro dentro de casa.

Animais de estimação

Para algumas pessoas, a presença de animais em casa é terapêutica. Afinal, esses seres de patas divertem o cotidiano.

Para outras pessoas, no entanto, a presença de animais é a causa de doenças alérgicas e contagiosas. A pele, os pelos, a saliva e até o cheiro de cães, gatos e outros pets podem causar sensibilidade alérgica.

Em ambos os casos, a presença dos animais em casa precisa ser cuidadosamente decidida: O local em que ficará a cama dos bichinhos, onde eles se alimentarão ou onde farão as necessidades fisiológicas, são aspectos que não podem interferir na higiene dos moradores humanos da casa.

Em qualquer caso, o melhor a fazer é impedir que animais subam em camas ou circulem nos quartos. Essa é uma maneira simples de prevenir problemas de saúde com a presença deles.

Na cozinha

Alimentação saudável é muito importante. Mas você sabia que as panelas e os vasilhames de acondicionar alimentos influenciam na qualidade do que é servido sobre a mesa?

Panelas de alumínio e panelas com teflon liberam toxinas nos alimentos. O ideal é usar panelas de ferro ou panelas revestidas com cerâmica.

Também os potinhos de plástico liberam uma substância tóxica nos alimentos, chamada Bisfenol A. O ideal é usa potes de vidro ou potes de plástico com selo que garante a ausência dessa toxina.

Hora de dormir

Aparelhos eletrônicos e luzes fluorescentes devem ser desligados assim que o sol se põe. Isso porque a iluminação branca e azul é extremamente prejudicial ao sono. Prefira as luzes amarelas incandescentes para terminar as atividades até o momento de ir para a cama.

Natureza sempre!

Ter plantas em casa, uma hortinha no quintal e preferir fibras naturais às sintéticas nos lençóis e almofadas, são outras maneiras de viver com mais leveza. A natureza não apenas previne, mas também é capaz de tratar doenças. Pequenos hábitos mudam a atitude mental e em pouco tempo o corpo começa a sentir os benefícios.

Embora o dia-a-dia seja em contato com um mundo artificial, em casa é possível voltar-se mais à natureza e manter a saúde!

Por Anita Leite

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também