Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Móbile
Anúncio - PIZZA
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - Móbile rodapé novo
Anúncio - campanha nova mobile
Anúncio - Banner Mobile
TECNOLOGIA
Como será a casa do futuro?
A evolução não para: Produtos, sistemas e materiais
Publicado em 06/04/2019 às 21:22 Ítalo
Como será a casa do futuro?

A resposta para essa pergunta não está um design limpo, todo branco, como vemos em filmes de ficção científica. Mas está em moradias confortáveis, acolhedoras e cheias de facilidades.

Com o barateamento da internet e a intensa presença dela na vida das pessoas, cada vez mais a indústria está investindo em produtos que podem ser controlados remotamente. Muito mais do que ligar uma cafeteira pelo celular, a tecnologia promete casas com sistemas interligados, que se adaptam às necessidades dos moradores.

Os sistemas incluem desde a gestão de estoque do que vai dentro da geladeira até sensores que ligam para a polícia em caso de emergência, automaticamente. Outra importante característica é a conectividade de informações e dados entre esses equipamentos domésticos e sistemas de mercados, shoppings e vendas em geral.

Isso significa que, no futuro, uma farmácia poderá avisar quando é hora de comprar novamente aquele remédio de uso contínuo. Mas isso sem a ajuda de pessoas, apenas acessando automaticamente os dados de um dispenser eletrônico de remédios, que está dentro da sua casa.  A ideia é que, produtos e sistemas “conversem” entre si para facilitar a vida das pessoas.

As novas tecnologias também já podem ser vistas em materiais de construção cada vez mais leves e baratos, enquanto se tornam mais resistentes e causam menor impacto ambiental. Existe muita ciência por trás de produtos para a engenharia, que vem evoluindo também em design.

Embora mais e mais tecnológico, o design tem sido direcionado para contato com a natureza. É por isso que as casas do futuro serão redutos de paz e tranquilidade natural, com espaço para as relações familiares, afetivas e interpessoais.

Com o tempo cada vez menor dentro de casa, é natural que a tecnologia evolua para a potencialização desse tempo. Maior prazer e descanso, menor trabalho e preocupação.

Por enquanto, fiquemos de olho na indústria e no que vem por aí!

Por Anita Leite

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Clarineis interno Anúncio - Interno novo Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também