Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
DENTINHOS
Quando fazer a primeira visita ao dentista?
Odontopediatra explica que o prazer de cuidar dos dentes deve ser aprendido em casa
Publicado em 13/10/2017 às 11:30 Ítalo
Quando fazer a primeira visita ao dentista?

Para aliviar a tensão da primeira visita ao dentista, é preciso começar cedo, antes mesmo dos primeiros dentinhos chegarem. “Começar a higienização da boca do bebê, desde as primeiras mamadas é fundamental para a criança acostumar a permitir a limpeza da boquinha “, afirma a odontopediatra Luíza Carrião.

Os pais podem entender que tanto o medo da cadeira do dentista, como o prazer de estar ali dependem da família e do aprendizado em casa. Durante a fase de amamentação, quando o bebê ainda é banguela, deve-se fazer a limpeza da boquinha com uma gaze úmida em água. “Apenas água”, recomenda Luíza Carrião.

“Como a boca faz parte do corpo, é natural que a criança sinta desconforto em ter algo ‘invadindo’ seu espaço para fazer a limpeza. No entanto, com o tempo, a criança vai perceber que a limpeza da boca é indolor e vai se acostumar a receber esse cuidado”, completa.

Quando os primeiros dentes surgem já é hora de fazer a primeira visita, porém como acompanhante. Levar a criança ao consultório para apenas se habituar ao ambiente e para conhecer o dentista é uma maneira de aliviar a tensão.

Enquanto isso, em casa, uma escova de dentes colorida e creme dental próprio para bebês (com até 500ppm de flúor) também colaboram para a brincadeira de escovar.

Hoje, é preciso lembrar que as técnicas e os equipamentos se aperfeiçoaram, mais que isso, o ambiente dos consultórios é bem mais convidativo do que era no passado. Portanto, se a criança vai ao consultório e gosta do que vê, vai ficar mais fácil voltar lá outras vezes.

Quando começar os tratamentos

O primeiro ano de vida deve ter ao menos uma visita ao dentista. Tanto para a formação do hábito na criança, como para que os pais recebam orientações. Essa visita é apenas preventiva, não inclui procedimentos.

Se nessa primeira consulta o dentista perceber manchas e tendência para a formação de cáries, então haverá a necessidade de um retorno para iniciar procedimentos.

“Não é tão comum que os dentes de leite apresentem manchas e tendência natural para a formação de cáries. Mas se isso acontecer, recomendamos um procedimento de limpeza e posteriormente a aplicação do selante”, explica a odontopediatra. O selante é um tipo de reforço para o esmalte presente nos dentes. Ele garante a ausência de cáries até a extração dos dentes de leite e a chegada dos dentes permanentes. 

Medo de dentista já pode ser coisa do passado se papai e mamãe mostrarem para a criança que não há o que temer. Na verdade, a primeira consulta ao dentista pode até ser divertida, pois com as novas técnicas, as crianças ouvem histórias, brincam com escovas de dentes gigantes e até ganham recompensas por bom comportamento.

Comentários
Veja também