Babys E Mammis
Quais são os alimentos mais perigosos para seu filho?

Acidentes domésticos acontecem o tempo todo, em todos os lares. Infelizmente, esses podem ser pequenos acidentes ou podem ser situações fatais.
Dentre as muitas maneiras que uma criança pode se machucar, os engasgos são o motivo de grande procura pelo pronto-socorro.
Nos Estados Unidos, uma equipe da Universidade de Ohio listou os alimentos que mais provocaram engasgos em crianças de até 14 anos, de acordo com relatos das famílias das crianças nos prontos-socorros.
Foram registrados 112 mil casos de engasgos infantis em um período de 8 anos, o que equivale a 14mil casos por ano. Nessa pesquisa, apenas foram registrados os casos não letais.
Os alimentos mais perigosos são:
1º Balas duras
2º Outras balas
3º Carnes
4º Osso
5º Frutas e vegetais
6º Fórmula, leite ou leite materno
7º Sementes e castanhas
8º Chips, pretzels ou pipoca
9º Biscoitos, cookies ou bolachas
10º Salsicha
11º Pães
Além de nada acrescentarem à nutrição das crianças, as balas ainda são responsáveis por encabeçar a lista dos alimentos mais perigosos! Na pesquisa, o primeiro e o segundo lugar são relativos a mais de 28.770 casos de engasgos em crianças.
De acordo com o Datasus, no Brasil, em 2014, foram registrados 108 casos de inalação ou ingestão de alimentos, sendo que 74% deles aconteceram com menores de 4 anos. Destes casos, a metade, aconteceu a crianças de até 1 ano de idade!
É claro que em muitos casos, a ingestão do alimento é acidental. Porém, é muito necessário que os pais se deem conta de que a criança até 4 anos de idade não tem muito controle da capacidade de mastigação. É preciso observar cuidadosamente a textura e a quantidade dos alimentos oferecidos a elas.
Informar-se e aprender como fazer as manobras para desengasgar bebês, crianças e adultos pode salvar vidas!