Babys E Mammis
Maternidade e Home-Office, é possível?

A pandemia de Coronavírus permanece avançando vários países, inclusive no Brasil. Enquanto isso, as famílias continuam tentando adaptação à rotina em frente ao computador para manter empregos e vida escolar em dia.
O projeto “Parent in Science” aponta que essa adaptação está sendo mais fácil para os homens do que para as mulheres. “Quando analisado somente o grupo que tem filhos, 17,4% dos homens informaram estar conseguindo trabalhar remotamente. No caso das mulheres, o percentual é menor: menos de 10% declararam ter tempo desenvolver seus projetos de pesquisa em casa”, diz a pesquisa.
Não é de se admirar que as mulheres estejam tendo muito mais dificuldades em manter o trabalho remotamente. Afinal, na maioria dos casos, elas são as responsáveis pela rotina doméstica e agora assumiram também a responsabilidade sobre a vida acadêmica dos filhos. Se antes já era difícil, agora, muito mais!
Como amenizar a situação?
A melhor maneira de manter o equilíbrio emocional durante esse período é ter em mente que as coisas estão diferentes, sim. Portanto, o trabalho não vai rolar com a mesma produtividade e nem casa vai ficar organizada. É isso! Basta aceitar.
Em segundo lugar, é preciso conscientizar todos os moradores da casa de que cada um receberá atenção dentro de uma rotina previamente determinada. É claro que há exceções, já que não é possível dizer a um bebê quando é hora de chorar por atenção. Contudo, é possível dividir o tempo de forma sábia para as diversas atividades ou até integrar as crianças menores às atividades.
Por último, lembre-se de que em breve tudo isso vai passar e a ordem voltará a reinar!
Como as crianças podem colaborar com o Home Office?
Envolva as crianças na rotina do escritório, colocando para elas uma mesinha com utensílios para um “mini escritório”: Papel, caneta, lápis de cor, blocos de montar e até o tablete para os momentos em que silêncio é imprescindível.
Se a criança já tiver maturidade, também pode colaborar com o trabalho da mamãe carimbando documentos em locais indicados, grampeando documentos, imprimindo materiais, testando canetas (jogar fora as que não funcionam) e até avisando o horário de pausar para um lanche ou de parar o trabalho.