Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
DESAFIO
Maternidade e Home-Office, é possível?
Dicas para manter a harmonia entre família e trabalho
Publicado em 19/06/2020 às 11:21 Ítalo
Maternidade e Home-Office, é possível?

A pandemia de Coronavírus permanece avançando vários países, inclusive no Brasil. Enquanto isso, as famílias continuam tentando adaptação à rotina em frente ao computador para manter empregos e vida escolar em dia.

O projeto “Parent in Science” aponta que essa adaptação está sendo mais fácil para os homens do que para as mulheres.  “Quando analisado somente o grupo que tem filhos, 17,4% dos homens informaram estar conseguindo trabalhar remotamente. No caso das mulheres, o percentual é menor: menos de 10% declararam ter tempo desenvolver seus projetos de pesquisa em casa”, diz a pesquisa. 

Não é de se admirar que as mulheres estejam tendo muito mais dificuldades em manter o trabalho remotamente. Afinal, na maioria dos casos, elas são as responsáveis pela rotina doméstica e agora assumiram também a responsabilidade sobre a vida acadêmica dos filhos. Se antes já era difícil, agora, muito mais!

Como amenizar a situação?

A melhor maneira de manter o equilíbrio emocional durante esse período é ter em mente que as coisas estão diferentes, sim. Portanto, o trabalho não vai rolar com a mesma produtividade e nem casa vai ficar organizada. É isso! Basta aceitar.

Em segundo lugar, é preciso conscientizar todos os moradores da casa de que cada um receberá atenção dentro de uma rotina previamente determinada. É claro que há exceções, já que não é possível dizer a um bebê quando é hora de chorar por atenção. Contudo, é possível dividir o tempo de forma sábia para as diversas atividades ou até integrar as crianças menores às atividades.

Por último, lembre-se de que em breve tudo isso vai passar e a ordem voltará a reinar!

Como as crianças podem colaborar com o Home Office?

Envolva as crianças na rotina do escritório, colocando para elas uma mesinha com utensílios para um “mini escritório”: Papel, caneta, lápis de cor, blocos de montar e até o tablete para os momentos em que silêncio é imprescindível.

Se a criança já tiver maturidade, também pode colaborar com o trabalho da mamãe carimbando documentos em locais indicados, grampeando documentos, imprimindo materiais, testando canetas (jogar fora as que não funcionam) e até avisando o horário de pausar para um lanche ou de parar o trabalho.

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também