Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - banner mobile
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
NUTRIÇÃO INFANTIL
Cuidados com a alimentação das crianças durante a quarentena
Com a chegada do frio, a atenção à saúde precisa ser redobrada!
Publicado em 05/06/2020 às 15:43 Ítalo
Cuidados com a alimentação das crianças durante a quarentena

É nessa época do ano que, normalmente, os hospitais ficam lotados com crianças doentes: Nariz escorrendo, dor de garganta, dor de ouvido, febre, gripes, resfriados e até pneumonia!

O outono é caracterizado pela baixa de temperaturas e isso afeta diretamente o organismo de crianças, já que o sistema imune deles ainda está em formação.

Com o intuito de prevenir doenças relacionada ao período mais frio do ano, é preciso atentar para alguns cuidados com a alimentação das crianças. Embora poucos saibam disso, há alimentos que criam condições no organismo para o desenvolvimento de doenças. Da mesma forma, há alimentos que reforçam o corpo e combatem essas doenças.

Que alimentos prejudicam a saúde das crianças?

Em primeiro lugar, vale assegurar que não existem alimentos causadores de doenças e não é preciso proibir nenhum deles às crianças. Mas existem alimentos, como o leite e seus derivados, assim como alimentos a base de farinha branca (que contém glúten) são altamente inflamatórios.

Os alimentos açucarados como refrigerantes, balas, biscoitos recheados e todo o tipo de guloseimas doces, favorecem a fermentação estomacal e também provocam a inflamação intestinal.

Alimentos como esses, que prejudicam o funcionamento intestinal, tendem a baixar a imunidade e abrir as portas do organismo para as doenças. Uma pequena porção deles, no fim de semana, é o suficiente para curtir o sabor sem prejudicar a saúde.

Que alimentos ajudam a saúde das crianças?

Alimentos crus são ricos em vitaminas e ainda mantêm o corpo hidratado: Alface, tomate, cenoura e pepino são alguns exemplos dos alimentos que podem acompanhar as refeições salgadas. Para o desjejum e lanche da tarde, ofereça frutas às crianças: Maçã, banana, laranja, mamão, manga, goiaba, morango e tantas outras saborosas!

Esses alimentos, aliados aos alimentos integrais (granola, pão integral, arroz integral, ...) vão garantir um bom funcionamento intestinal e, por consequência, aumento da imunidade.

O consumo regular de água é essencial para a boa saúde. A água faz a manutenção dos órgãos e mantém o corpo saudável! Ofereça água pura (não sucos ou chás) entre as refeições e não durante as refeições.

Rotina

É muito importante manter uma rotina alimentar que respeite os horários regulares de refeições. Fique atento, pois tempo ocioso em casa pode promover o excesso de consumo!

Comer demais, escolher mal os alimentos e comer fora de hora são hábitos que provocam doenças como obesidade, colesterol alto, diabetes, entre outras. Sim esse prejuízo à saúde ocorre tanto no organismo das crianças, como no dos adultos também!

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também