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SONO DAS CRIANÇAS
5 dicas para melhorar a qualidade do sono de seu filho
Pais se preocupam com pesadelos, agitação e despertamento durante a noite
Publicado em 08/07/2019 às 19:06 Ítalo
5 dicas para melhorar a qualidade do sono de seu filho

Sono agitado e chororô noturno acontece com toda criança.

Você mesmo deve se lembrar de ter acordado após um pesadelo e ter corrido para o quarto dos pais, não é mesmo?!

O problema é quando esses episódios que incluem agitação e queixas acerca de pesadelos, com despertamento e ausência de sono durante a noite, são frequentes.

Noites mal dormidas pelas crianças, são tão prejudiciais ao cérebro quanto aos adultos: Apenas uma noite em privação de sono, é o suficiente para ter lapsos de memória, mau-humor e dificuldade de aprendizagem durante o dia.

Para resolver os problemas que as crianças têm com as noites mal dormidas, um “ritual do sono” deve ser estabelecido. Para isso, crie uma sequência de atividades que incluem uma refeição leve, banho e uma brincadeira tranquila ou leitura.

A partir dos 3 anos a criança já é capaz de compreender essa rotina, especialmente se você usar figuras em sequência e fixá-las em um local visível.

1.Desligue eletrônicos cerca de três horas antes de dormir

Computador, televisão, tablet, celular e até as luzes fluorescentes emitem um “sinal de alerta” para o cérebro. Desligar essas luzes dá ao cérebro a noção de que as atividades já foram encerradas e pode relaxar.

2.Refeição leve

Comer um grande jantar e “abastecer” o corpo o prepara para mais atividades. Se o que você pretende é descansar, uma refeição composta por frutas e uma fatia de pão integral é tudo o que o corpo da criança precisa para passar uma noite em repouso. A digestão de muitos alimentos mantém o cérebro ativo, provocando pesadelos e agitação.

3.Aconchego

Uma hora antes de dormir, ofereça à criança um banho morno e longo (a higiene bucal também pode ser feita nesse momento). Permita que a criança “brinque” um pouco com a água. Após o banho, pijamas limpos e um brinquedo de afeto vão colaborar com o momento de ir para a cama. Mantenha uma luz leve acesa enquanto lê um livro ou conversa calmamente com a criança, enquanto ela já estiver deitada. Jogos de adivinhação e charadas também podem fazer esse momento mais agradável.

4.Escuridão

O cérebro é capaz de identificar a luz, mesmo quando estamos com os olhos fechados. Até aquela pequena lâmpada do ar-condicionado pode prejudicar o sono. Assim que a criança dormir, apague completamente todas as luzes da casa e feche as cortinas, garantindo escuridão completa.

5. Durante o dia...

Banhos de sol e brincadeira ao ar livre melhoram significativamente a qualidade do sono. A retirada de alimentos estimulantes da alimentação da criança também fará “milagres” na hora de dormir: Café, chocolate, refrigerante, guloseimas como balas, chicletes e salgadinhos tipo “chips” nunca deveriam ser ingeridos por crianças com dificuldade para dormir, nem mesmo em pequenas quantidades.

Gostou das dicas?

Que tal aproveitar o início das férias para estabelecer uma nova rotina de sono para as crianças?!

Por Anita Leite

Edição: Thais Polesi

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