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NUTRIÇÃO INFANTIL NO INVERNO
Alimentos que previnem doenças e protegem o corpo
Saiba quais alimentos escolher e quais evitar
Publicado em 17/06/2019 às 06:00 Ítalo
Alimentos que previnem doenças e protegem o corpo

Você consegue imaginar um inverno em que seu filho passe sem ficar resfriado? E as dores na garganta toda vez que o tempo muda? Se pudesse, o que você faria para evitar estas situações?

Saiba que, para manter o organismo da criança livre de doenças, é preciso oferecer a ele uma alimentação equilibrada durante todo o ano. Mais do que isso, é preciso remover da dieta certos alimentos que são verdadeiros causadores de doenças.

O que acontece no inverno?

No inverno, as crianças são mais propensas a desenvolverem alergias e resfriados, já que os mecanismos de defesa do aparelho respiratório se debilitam e não podem enfrentar o contágio da mesma maneira que o corpo dos adultos.

Apesar do que se acredita, as doenças das vias respiratórias, como os resfriados, constipações, gripes e bronquites, dependem mais da falta de prevenção e do contágio que das baixas temperaturas ou das condições do clima.

O número de crianças doentes com gripe ou tosse aumenta na temporada de inverno, devido ao fato dos contágios se agravarem com a convivência de pessoas saudáveis e doentes no mesmo recinto fechado, como as salas de aula, as salas de jogos, os restaurantes, centros comerciais, etc. Estas doenças são, geralmente, originadas por um vírus, pelo que não devem tratar-se com antibiótico mas sim fortalecendo as defesas naturais do organismo com uma alimentação adequada.

Que alimentos não podem faltar numa dieta invernal?

Uma alimentação eficaz contra as agressões provenientes de vírus do inverno consegue-se com um menu rico em vitaminas, minerais e antioxidantes.

A vitamina C é um dos nutrientes mais implicados na função imunitária. Atua sobre o sistema imunitário ajudando as células a defenderem-se. As frutas e verduras são ricas nesta vitamina, especialmente os citrinos como as laranjas, os limões, etc.; também têm um alto conteúdo em vitamina C os Kiwis, os espinafres ou os pimentos.

A vitamina A protege a pele e as mucosas das possíveis infecções. Tal como a vitamina C, também é antioxidante, pelo que reforça o sistema imunitário e ajuda a prevenir os resfriados. Contêm esta vitamina as cenouras, as abóboras, os ovos, o fígado, etc.

Quando a exposição ao sol é mais limitada, o que é comum no inverno, se incluam fontes adequadas de vitamina D na dieta. Como são muito poucos os alimentos que contêm naturalmente quantidades realmente significativas, convém utilizar um suplemento de vitamina D, recomendado pelo médico pediatra. 

Minerais como o ferro intervêm no bom funcionamento da respiração, estimulam a imunidade e a resistência física. Para satisfazer as necessidades de ferro é preciso consumir pelo menos vegetais de cor escura. Outros minerais como o magnésio e o zinco protegem contra o cansaço excessivo fortalecendo o organismo. Esses minerais são abundantes em nozes, avelãs, amêndoas e castanhas em geral.

Chega pra lá!

Leite e seus derivados como iogurte, leite fermentado e queijo prejudicam o trato intestinal e favorecem o surgimento de inflamações em todo o organismo. Para evitar crises alérgicas e manter a imunidade contra vírus e bactérias lá em cima, a flora intestinal precisa estar saudável.

Apenas uma semana sem usar laticínios é o suficiente para uma redução significativa dos sintomas de alergia como mucosa espessa, coceira no nariz e inchaço na garganta. Faça o teste!

Alimentos industrializados (como suquinhos, biscoitos, salgadinhos tipo chips, refrigerantes, carne processada, entre outros) contém corantes, aromatizantes e outras substancias toxicas ao organismo da criança. Durante o inverno, substitua os alimentos industrializados pelos naturais. 

Para que as crianças desfrutem de saúde o ano inteiro, vale seguir a sugestão do médico dos famosos, Mohamed Barakat: “Descasque mais, desembrulhe menos!”.

Afinal, quem ama mesmo os filhos, vai oferecer a eles alimentos que proporcionam saúde e não aqueles que favorecem as doenças, não é mesmo?!

Por Anita Leite

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