Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - Pilates mobile topo
Anúncio - Banner mobile
Anúncio - Banner Móbile
Anúncio - campanha nova mobile
Anúncio - banner móbile
Anúncio - banner rodape
ENSINANDO EM CASA
Já ouviu falar em Escala Cuisenaire?
Material pedagógico incentiva a aprendizagem da matemática
Publicado em 15/02/2019 às 16:07 Ítalo
Já ouviu falar em Escala Cuisenaire?

Ao serem colocadas em contato com o material, a primeira reação das crianças é começar a construir casinhas, estradas e outros desenhos. Colorido e atraente para crianças, a Escala Cuisenaire mais parece um jogo de blocos de montar!

Entretanto, a Escala Cuisenaire tem o objetivo de ensinar matemática às crianças de um jeito muito fácil, sem utilizar números. É isso mesmo. Esse material tem o objetivo de fixar o conceito matemático de quantidades e das operações matemáticas, antes que a criança seja capaz de compreender a simbologia dos números escritos.

Criado pelo professor belga Emile-George Cuisenaire, o material foi inventado para acalmar os alunos durante o processo de aprendizagem da matemática. Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares (barrinhas) com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.

Cuisenaire criou o material e o utilizou durante 23 anos em sua sala de aula. Só após esse período, em 1961, o material tornou-se público e passou a ser utilizado nas escolas. O professor ficou conhecido como o “Senhor Barrinhas”.

Usando a Escala Cuisenaire em casa

Antes mesmo de conhecer os números ou ser capaz de contar, a criança passa por experiências como dividir o doce com um coleguinha ou guardar objetos com outros semelhantes (caixa de brinquedos, gaveta de sapatos).

Por volta dos 5 ou 6 anos de idade, a criança começa a construir esses conceitos matemáticos, naturalmente. Juntar, separar, organizar, agrupar, dividir são alguns exemplos.

“Brincar” com as barrinhas da Escala de Cuisenaire é uma maneira de estimular a relação entre os conceitos abstratos e concretos da matemática. 

Propondo questionamentos e desafios, e incentivando a criança a registrar suas “descobertas”, os pais verão como é possível ensinar matemática sem pressão. As primeiras experiências na construção do número serão fundamentais para toda a jornada de aprendizagem da matemática, durante os períodos escolares seguintes.

Veja o vídeo contendo uma proposta de atividade com o material Escala Cuisinaire.

Por Anita Leite

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Dentista
Comentários
Veja também