Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - arte nova mobile
Gourmet
Esta receita vale ouro: filé à parmegiana
Gastronomia
Publicado em 03/02/2017 às 00:00 Ítalo
Esta receita vale ouro: filé à parmegiana

Filé ou bife à parmegiana já é um clássico na mesa brasileira. Mas apesar de simples, essa receita tem alguns truques que precisam ser aprendidos para servir um parmegiana perfeito.

A começar, pela carne escolhida que não pode ser grossa, sendo alcatra, filé mignon, coxão mole, fraldinha ou patinho as opções ideais. Em nossa receita, utilizaremos o filé mignon sem cordão.

Independentemente de qual carne você escolher, há um passo importante para garantir que a carne fique no ponto ideal: enrole os bifes em filme plástico, aquele que usamos na cozinha, e bata até deixá-los finos, o que irá ajudar a amaciá-los também, para garantir que ele irá assar ou fritar de forma uniforme.

Bem, então vamos aos ingredientes do nosso filé à parmegiana:

300 gramas de filé mignon

Farinha de Trigo Comum (cerca de 150 gramas)

Farinha de Rosca (cerca de 150 gramas)

3 Ovos tipo Extra

150 gramas de Queijo Muçarela

Uma lata e meia de Tomate Pelati

Uma cebola

4 Dentes de Alho

2 Folhas de Louro fresco

Azeite

Óleo de Girassol

Sal a Gosto

Pimenta do Reino Preta a gosto

 

Tempere os bifes com sal e pimenta e deixe na geladeira por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, iremos preparar o molho.

 

Para o molho do filé à parmegiana, siga esses passos:

Pique o alho e a cebola.

Amasse uma lata e meia de tomate pelati.

Aqueça uma panela, adicione o azeite, e refogue o alho e a cebola.

Depois, adicione o tomate pelati amassado e as duas folhas de louro, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos.

Ajuste o sal e a pimenta, sempre seguindo as dicas que demos antes.

Para empanar o bife, você irá precisar de três pratos ou refratários, colocando a farinha de trigo em um deles, os três ovos batidos levemente até formar uma espuminha em outro, e a farinha de rosca no restante.

Tente deixar os pratos com esses ingredientes na ordem que acabamos de descrever, pois o segundo passo para empanar é colocar o bife na farinha de trigo cobrindo todo a superfície, depois mergulhar no ovo, e por fim na farinha de rosca, pressionando levemente para formar a casquinha, repetindo o processo se desejar extra-crocância.

 

E é aqui que temos várias dicas e opções! Em relação aos ingredientes para empanar (a farinha de trigo, os ovos, e a farinha de rosca), você pode:

Substituir os ovos por maionese; Substituir a farinha de rosca por farinha de pão italiano; Fritar bacon, moê-lo, e misturar com a farinha de rosca; Misturar ervas ou queijo parmesão com a farinha de rosca; Substituir a farinha de rosca por cereais matinais sem açúcar triturados.

Uma dica para empanar os bifes sem embolotar os seus dedos com as farinhas, é passar o bife na farinha de trigo, colocá-lo na tigela de ovos e virá-lo com um garfo sem colocar a mão no líquido, usando o mesmo garfo para colocá-lo na tigela com a farinha de rosca e aí sim voltar a usar as mãos.

Você também pode usar uma tesoura para dar um pic pequeno nas duas pontas do bife, pois isso evita que ele envergue dentro da panela e encharque de óleo.

Se você não for fritar cada bife imediatamente após empaná-lo, reserve-os sem empilhar; se for fazer tudo de uma vez, não demore muito para não umedecer a farinha e perder crocância.

Para o preparo no fogão, uma alternativa é assar o bife empanado, o que não o deixa tão crocante, mas é mais saudável. Se for fritá-lo, siga essas orientações:

O óleo deve estar quente a no máximo 180ºC para não queimar, isto é, não pode estar soltando fumaça. Para saber se está quente o suficiente, coloque um palito de fósforo no óleo e quando ele acender, é a hora de fritar;

Faça a fritura em fogo baixo ou médio para não queimar;

A fritura deve ser feita por imersão, mergulhando todo o bife de forma uniforme;

Frite um lado até dourar e vire;

Recomendamos tirar o bife da panela com um garfo para escorrer o máximo de óleo possível;

Para dar um gosto especial, você pode colocar um pedaço de cebola no óleo;

Após fritar, escorra cada bife em papel toalha.

Para a finalização, coloque um pouco do molho em refratário. Depois, posicione os bifes, adicione uma fina camada de molho sobre eles, cubra-os com queijo e despeje o restante do molho levando ao forno para gratinar até que o queijo esteja dourado.

Ufa, esse é o filé à parmegiana perfeito! Uau, que fome! Bom apetite!!!

 

Galeria
Comentários
Veja também