Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Casa Gomes banner lateral
Anúncio - BANNER NOVO MOBILE SETEMBRO
Anúncio - JARDIM VERSAILLES FRANÇOLIN
Anúncio - banner topo 2021
Anúncio - arte nova mobile
Anúncio - banner rodape
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - 2 dose completa mobile
Anúncio - Sustentabilidade móbile
ATENÇÃO!
Entenda quando é hora de retirar o glúten da dieta
E mais: Receita deliciosa de bolo de chocolate para intolerantes a essa proteína
Publicado em 29/07/2017 às 00:30 Ítalo
Entenda quando é hora de retirar o glúten da dieta

A doença celíaca é a intolerância digestiva à proteína predominante no trigo, o glúten. Presente em outros cereais como aveia, cevada, centeio e malte, o glúten provoca irritação intestinal impedindo a absorção de nutrientes importantes para o corpo de portadores desta doença.

Fundamental na culinária, a farinha de trigo (rica em glúten) precisa ser retirada da alimentação apenas de pessoas portadoras da doença celíaca. Os muitos sintomas, como dor abdominal, diarreia, prisão de ventre e perda de peso podem levar pacientes à desnutrição e ao surgimento de tumores nos intestinos. A maioria dos sintomas aparece ainda na infância.

Predominantemente em mulheres, a doença celíaca também atinge homens e não tem cura. O tratamento é a abstenção de alimentos sem farinha de trigo e glúten em geral.

Existem muitos mitos ao redor do consumo do glúten. Um deles é afirmar que o glúten seja prejudicial a qualquer pessoa. Porém o trigo (e o glúten contido nele) é rico em proteína e bastante útil na nutrição de pessoas saudáveis.

Hoje, você aprenderá a fazer bolo de chocolate sem farinha de trigo! Uma delícia leve, que pode ser degustada até mesmo pelos portadores de doença celíaca. Anote aí:

 

INGREDIENTES DA MASSA

159g de chocolate meio amargo sem glúten cortado em pedaços

Raspas e suco de 1 laranja

150g de manteiga sem sal amolecida

150g de açúcar

 4 ovos

150 g de amêndoas moídas

Manteiga (suficiente para untar a forma)

Morango a gosto para acompanhar

 

INGREDIENTES DO GLACÊ DE CHOCOLATE

150g de chocolate meio amargo sem glúten cortado em pedaços

100g de manteiga sem sal

 

MODO DE PREPARO

Unte e forre com papel manteiga uma assadeira redonda para bolo. A altura da assadeira não deve ser muito alta.

Derreta, em banho-maria, o chocolate com as raspas e o suco de laranja.

Separe as gemas das claras. Feito isso, misture a manteiga e todo o açúcar, menos 1 colher de sopa, até obter um creme leve e fofo. Sem parar de mexer, junte as gemas uma a uma. Acrescente o chocolate derretido.

Bata as claras em neve. Adicione o açúcar restante e continue batendo até firmar. Incorpore as claras à mistura de chocolate.

Coloque o preparo do chocolate na assadeira e leve-o ao forno preaquecido em temperatura média (180graus) por cerca de 20 a 25 minutos. Retire do forno, deixe esfriar por alguns minutos. Desenforme delicadamente sobre uma superfície lisa para terminar de esfriar.

 

FAÇA O GLACÊ:

Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente a manteiga, uma colher por vez, sem parar de bater. Retire do fogo e mexa de vez em quando até esfriar. Se a cobertura não estiver firme, leve-a um pouco à geladeira.

Com a ajuda de uma linha, divida a massa do bolo em duas partes, recheie com parte do glacê. Cubra o bolo com o restante do glacê e decore com morangos.

www.colunaitalo.com.br

Por ANITA LEITE

(Super Dica Supermercados Planalto)

Comentários
Veja também