Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banne topo
Anúncio - JARDIM COLORADO 2
Anúncio - banner rodape
Anúncio - CAMPANHA LIXO MARCO E ABRIL MOBILE
Anúncio - Emporio mobile
Anúncio - banner mobile rodape
DICA
‘Bolovo’, o famoso bolinho de carne e ovo
Ele faz o maior sucesso nos mais badalados bares do Brasil!
Publicado em 09/11/2021 às 09:04 Ítalo
‘Bolovo’, o famoso bolinho de carne e ovo

Você já ouviu falar em bolovo, o bolinho frito à base de ovo cozido e carne? Embora seja um salgado muito apreciado pelos brasileiros e com a cara de nosso País, a receita de bolovo tem origem na terra da Rainha Elizabeth. Isso mesmo! Assim como por aqui — onde se tornou um clássico de bares e botecos —, o petisco frito é encontrado em pubs, quiosques e supermercados por todo o Reino Unido.

O bolovo sempre foi um dos salgados preferidos dos boêmios frequentadores das madrugadas nos bares mais famosos das grandes capitais. Porém, nas cidades do interior, ele é praticamente desconhecido, pois o hábito é saborear coxinhas e pastéis. Então, podemos considerar essa delícia uma novidade por aqui...

O ‘scotch egg’ (ovo à escocesa, seu nome original) é um bolinho feito com ovo cozido, carne bovina ou suína moída, empanado e frito. Na versão brasileira, além da carne e do ovo, há uma camada de massa de salgado, a mesma usada nas coxinhas. O modo de preparo é bem simples, mas precisa de certos truques para que o interior da gema se mantenha cremoso ao comê-lo.

SAIBA COMO FAZER O BOLOVO

O bolovo é um exemplo de receita de ovos que agrada a muitos paladares. Pode ser consumido no lanche ou como acompanhamento de uma cerveja em um happy hour com os amigos. A seguir, veja como preparar esse prato!

INGREDIENTES MASSA

- 1 e 3/4 xícaras de chá de farinha de trigo;

- 1 e 1/2 xícaras de chá de leite;

- 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;

- 1/2 colher de sobremesa de caldo de galinha;

- 1/4 copo de batata cozida; farinha de rosca e ovos para empanar; óleo para fritar.

RECHEIO

- 5 ovos;

- 100g de carne moída;

- 1 colher de sopa de cebola picada;

- 1 colher de sobremesa de óleo; sal a gosto.

MODO DE PREPARO

Para fazer a massa, aqueça o leite e o caldo de galinha até que fique dissolvido. Junte a farinha de trigo e mexa bem, até que forme uma massa que desgrude do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente o queijo parmesão ralado e a batata amassada, sovando bem, e reserve.

Cozinhe os ovos em água fervente por exatamente 7 minutos. Escorra a água e coloque os ovos em uma bacia com água e gelo para resfriá-los e parar o cozimento. Descasque-os e reserve.

Enquanto isso, junte a carne e os temperos, e deixe cozinhar. Para montar os salgados, abra uma bolinha de massa na palma da mão, coloque o ovo na massa e um pouco da carne moída. Feche o bolinho, passe-o nos ovos batidos e empane-o na farinha de rosca. Repita as etapas até acabarem os ovos. Então, frite os bolovos em óleo bem quente até que fiquem dourados e crocantes. Bom apetite!

MINI-BOLOVOS

Vai uma última dica? Se você quiser fazer ‘bolovinhos’, no tamanho para comer em uma mordida, você pode trocar os ovos de galinha por Ovos de Codorna, cozinhando-os por 2 minutos em água fervente e, é claro, escaldando em água fria logo em seguida! (ITALO FÁBIO CASCIOLA)

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Anúncio - Instituto do Coração
Anúncio - banner lateral vinho novo
Anúncio - BILINGUE SET A DEZEMBRO 2022
Anúncio - banner lateral
Anúncio - All In tenis
Comentários
Veja também