Coluna Italo

(44) 99941-8859
Anúncio - Ecogarden mobile
Anúncio - banner mobile
Anúncio - banner mobile rodape
Anúncio - banner rodape
NUTRIÇÃO SAUDÁVEL!
Berinjela: Alimento que ajuda a emagrecer!
Receitas com berinjela para refeições saudáveis e saborosas
Publicado em 27/02/2019 às 08:47 Ítalo
Berinjela: Alimento que ajuda a emagrecer!

Apreciada por alguns, repudiada por muitos, a berinjela é aquele alimento que precisa de uma atenção especial para se tornar realmente saborosa.

Embora o gosto por ela seja dividido, uma coisa é certa: A berinjela é um alimento cheio de propriedades nutritivas e possui um impressionante poder sobre as dietas de emagrecimento.

É isso mesmo! A berinjela auxilia o emagrecimento porque age como uma “esponjinha” durante a digestão, capturando e removendo a gordura. Esse fruto exuberante possui muitas fibras e, por isso, auxilia no trato intestinal, função essencial para a saúde.

Ela também é fonte de muitas vitaminas, como a B, C, K e A e possui boas doses de minerais, como zinco, cálcio, ferro e magnésio.

Para que a berinjela seja um auxílio no emagrecimento, a melhor forma de utilizá-la é em um preparo livre de óleos. Há também quem opte pela “farinha de berinjela”, encontrada exclusivamente em lojas de produtos naturais.

Já para servir de alimento no dia-a-dia, a berinjela pode ser frita, cozida, assada, flambada, salteada... e preparada das mais diversas formas.

Hoje a Rede Planalto de Supermercados te dá duas sugestões de preparo da berinjela:

Babaganouche

Essa receita árabe é excelente para quem pretende substituir as tradicionais manteiga e margarina como acompanhamento do “pão de cada dia”. Saborosa, essa pasta ainda pode ser usada em canapés ou como entrada em uma refeição mais sofisticada.

berinjelas médias
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 colher de sopa de suco de limão
1 dente de alho
Sal e pimenta do reino (opcional) a gosto

Modo de preparo
1- Lave e seque as berinjelas. Coloque-as sobre a chama do fogão e vire de tempo em tempo para assar uniformemente todos os lados, até a casca ficar um pouco dura e quebradiça. Utilize o cabo da berinjela para manipular ela, caso não tenha, espete um garfo.
2- Transfira as berinjelas para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos, ou até a polpa estiver bem macia. Para saber se está pronta, espete as berinjelas com uma faca, se entrar com facilidade significa que está no ponto.
3- Retire as berinjelas do forno e espere esfriar.
4- Retire toda a pele da berinjela e descarte.
5- Em um processador ou em uma tigela, misture a polpa com os demais ingredientes. Deixe descansar na geladeira por 1 hora antes de servir.
6- Experimente e ajuste os temperos se necessário, regue com sal e pimenta do reino (opcional) e sirva.

NOTA: Caso você tiver churrasqueira, é importante acender o carvão em ponto de brasa, sem chama. Coloque as berinjelas inteiras e vire de tempo em tempo para assar igualmente todos os lados. Estará pronta quando estiver queimada por fora.

Rolinhos de Beringela

Deliciosa opção para ovo-lacto-vegetarianos, os rolinhos de berinjela podem ser o prato principal de uma deliciosa refeição!

Berinjelas cortadas finas horizontalmente

200g de queijo coalho em pedaços

Azeite de oliva extra virgem a gosto

Orégano a gosto

1 xícara ou uma lata de molho de tomates

Queijo ralado para polvilhar

Sal

Modo de Preparo

Coloque as fatias de berinjela de molho em água e sal por mais ou menos 20 minutos. Depois coloque água em uma panela para ferver, adicione sal e as fatias de berinjela, deixe cozinhar um pouco, cerca de 2 minutos, para as fatias não se desfazerem. Retire do fogo e escorra a água. Abra cada fatia sobre um prato, coloque um pedaço de queijo, regue com o azeite e polvilhe o orégano. Faça rolinhos e coloque em um refratário untado com manteiga. Depois que todos os rolinhos estiverem prontos, cubra com o molho de tomates, polvilhe queijo ralado (eu usei parmesão) e leve ao forno médio. Deixe gratinar.

Compre berinjelas fresquinhas todas as terças e quartas feiras na “feirinha” do Supermercado Planalto mais próximo de sua casa!

Anita Leite

WWW.COLUNAITALO.COM.BR

Comentários
Veja também